Sónia Vazão

Departamento de Estudos do Santuário de Fáma / Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta

Conferência

Viver sob a “Regra” de Fáma: congregações religiosas inspiradas na espiritualidade da Cova da Iria

Sónia Vazão é licenciada em História, Variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutoranda em Estudos Globais na Universidade Aberta. Além da atividade de docente em várias escolas do ensino básico, secundário e superior, colaborou com o Museu Grão Vasco e com a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais como técnica de inventário. Integra o Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e pertence ao Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Integra o CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, é investigadora da Cátedra CIPSH de Estudos Globais da Universidade Aberta e do Centro de Estudos Globais da mesma Universidade e é membro fundador do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEACGO) e do Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia (IPPEM).

Resumo da Conferência

O acontecimento de Fátima teve um impacto muito significativo nas vivências religiosas católicas após 1917, inclusive além das fronteiras portuguesas. De facto, o culto à Virgem de Fátima difundiu-se por todos os continentes, sendo possível identificar uma enorme quantidade e diversidade de marcas que testemunham a devoção a esta invocação mariana, tais como igrejas que lhe são dedicadas, imagens de Nossa Senhora de Fáma colocadas ao culto, hospitais, escolas, ruas, entre outros, que fazem memória da Virgem de Fáma e dos episódios da Cova da Iria.

Além disso, a espiritualidade fátima influenciou a fundação de congregações e institutos religiosos nos séculos XX e XXI, nomeadamente no carisma que assumiram e nas práticas que integram no seu quotidiano. É, por isso, importante compreender e analisar a influência da espiritualidade da Cova da Iria nas congregações e nos institutos religiosos fundados após 1917.

 

Abstract

 The event of Fatima had a very significant impact on Catholic religious experiences after 1917, even beyond Portuguese borders. In fact, the devotion to the Virgin of Fatima has spread across all continents, making it possible to identify an enormous number and diversity of marks that testify to the devotion to this Marian invocation, such as churches dedicated to her, images of Our Lady of Fatima placed for devotion, hospitals, schools, streets, among others, that commemorate the Virgin of Fatima and the episodes of Cova da Iria. In addition, Fatimite spirituality influenced the founding of congregations and religious institutes in the 20th and 21st centuries, namely in the charisma they assumed and in the practices they integrated into their daily lives. It is, therefore, important to understand and analyze the influence of Cova da Iria’s spirituality on congregations and religious institutes founded aBer 1917.

 

Scroll to Top