Maria Olinda de Magalhães Ribeiro

IEAC-GO

Póster

Do mar à serra: a espiritualidade na reabilitação e redefinição identitária da pessoa

From sea to mountain: spirituality in the rehabilitation and redefinition of a person’s identity

Maria Olinda Magalhães Ribeiro fez a Pós-Graduação: Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor, pelo Instituto de Estudos Superiores de Fafe.

Mestre em Ensino da História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Mestre em Ciências Religiosas, área de especialização em Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica nos Ensinos Básico e Secundário, pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Braga.

Mestre em Ciências Religiosas, área de especialização em Ética Teológica, pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto.

Frequência nos ECTS, na área científica de Geografia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Frequência em Ciências Religiosas, ECTS, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto.

Licenciatura em História – Ramo Científico -, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Frequência no curso de Humanidades Clássicas, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga.

Formação técnica noutras áreas profissionais.

Colaborou com textos escritos no livro – Cabeceiras de Basto: História e Património, Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, 2013, p. 330-335.

Recensão ao livro científico: ROMANGUERA, Josep Maria, El Evanelio em medio de la Vida – Domingos y fiestas del Ciclo B, coleção Meaux Mayor 1, Centre de Pastoral Litúrgica, Rivadeneyra, Barcelona, 2005, 211 páginas. Publicada na Série Científica Bíblica, A Misericórdia de Deus num Mundo de Violência, N.º 15, Difusora Bíblica, Fátima, 2006, p.188.

Resumo

Em cada dia que passa vamos sendo surpreendidos com novas descobertas, na área da ciência e da tecnologia, e com novas metodologias, na área da medicina preventiva e curativa. Todavia, a possibilidade de vermos a nossa vida e, em especial, o nosso corpo ser transformado é muito grande. Isto em relação aos múltiplos riscos, patologias e traumatismos a que o nosso corpo está sujeito. Este corpo, que transporta uma identidade e que é o único meio que cada pessoa tem de se fazer presente no mundo, de se representar como pessoa, está sujeito a constantes transformações ao longo da sua existência terrena. O corpo é o meio por excelência através do qual uma pessoa se revela, comunica com outra.

O despertar para uma nova realidade, provocada por uma alteração do nosso próprio corpo, obriga a que a pessoa redefina e ajuste, não apenas os seus comportamentos pessoais e sociais, mas a sua própria identidade.

O estudo de caso ajuda-nos a compreender melhor a forma como a espiritualidade e fé, ajudam a superar as adversidades físicas e psíquicas na reabilitação e redefinição identitária da pessoa.

 

 

 

Abstract

Every day we are surprised by new discoveries, in science and technology, and new methodologies, in preventive and curative medicine. However, the possibility of seeing our lives and, in particular, our bodies transformed is substantial. This is in relation to the multiple risks, pathologies and traumas to which our bodies are subject. This body, which carries an identity and is the only means each person has of making themselves present in the world, of representing themselves as a person, is subject to constant transformations throughout their earthly existence. The body is the medium par excellence through which a person reveals themselves, communicates with another.

Waking up to a new reality, caused by a change in one’s own body, forces a person to redefine and adjust not only their personal and social behavior, but also their own identity.

The case study helps us to better understand how spirituality of faith, help to overcome physical and psychological adversity in the rehabilitation and redefinition of a person’s identity.

Scroll to Top