Departamento de Estudos do Santuário de Fátima / IEAC-GO
Conferência
Tradução artística de um encontro místico: a figuração do Imaculado Coração de Maria
Marco Daniel Duarte é diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, onde dirige o Arquivo e a Biblioteca, e do Museu do Santuário de Fátima. É ainda diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação no âmbito dos estudos da Iconografia e da Iconologia, e, bem assim, no âmbito de diferentes temáticas relacionadas com o pensamento humano no contexto da História de Fátima.
Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico de Número, à Academia Nacional de Belas-Artes, como Académico Correspondente Nacional, é Sócio Efetivo da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Nacional de Belas-Artes, da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. É ainda Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (Rio de Janeiro, Brasil) e Sócio Ordinário da Pontifícia Academia Mariana Internacional, do Vaticano, onde também integra o Observatório sobre Aparições e Fenómenos Místicos.
É Investigador do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Universidade de Lisboa, e do CEIS20-UC, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, e, entre 2012 e 2016, integrou o Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto dos Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa.
Autor de vários estudos publicados em revistas científicas e editados em livro, alguns deles premiados, comissariou diversas exposições científicas subordinadas às temáticas da sua especialidade, destacando-se as que tiveram lugar no Santuário de Fátima e a que esteve patente ao público, no Palácio Nacional da Ajuda, sobre as catedrais portuguesas.
Resumo da Conferência
Segundo as fontes relativas à mariofania de Fátima, a Mãe do Deus dos cristãos, nos dias 13 de junho e de julho de 1917 e, mais tarde, em 10 de dezembro de 1925 e em 13 de junho de 1929, mostrou o seu coração cercado de espinhos, elemento simbólico que seria transcrito para a arte e daria origem a uma nova representação da Virgem Maria. A História da Arte ganharia, assim, a par da inovação iconográfica já operada a partir da escultura da Virgem de Fátima da autoria de José Ferreira Thedim (1892-1971), datada de 1920, um subtipo iconográfico relativo à árvore genealógica que representa a Senhora de Fátima. Para esta representação contribuíram os testemunhos de Lúcia de Jesus (1907-2005), principal interveniente nos encontros místicos que a História regista como Aparições de Fátima.
Abstract
According to the sources relating to the Mariophany of Fatima, on June 13 and July 1917 and later on December 10, 1925 and June 13, 1929, the one that, for the Christians is the Mother of God, has shown her heart surrounded with thorns, a symbolic element that would be transcribed into art and would give rise to a new representation of the Virgin Mary. The History of Art would thus gain, along with the iconographic innovation already operated from the sculpture of the Virgin of Fatima by José Ferreira Thedim (1892-1971), dated 1920, an iconographic subtype related to the family tree that represents Our Lady of Fatima. Contributing to this representation were the testimonies of Lúcia de Jesus (1907-2005), the main participant in the mystical encounters that History registers as the Apparitions of Fatima.