José Eduardo Franco – moderador

Universidade Aberta

Moderador

José Eduardo Franco (1969). Historiador. Investigador-Coordenador com equiparação a Professor Catedrático da Universidade Aberta, Diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta,

Titular da Cátedra CIPSH de Estudos Globais,

Titular da Cátedra UNESCO de Estudos Globais.

Tem sido Professor-Visitador da Universidade de Paris II – Panthéon-Assas e da Universidade Federal de Sergipe.

Coordena o programa de doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta.

Membro da Academia Portuguesa da História. Doutorou-se em “História e Civilizações” pela EHESS de Paris em Cultura pela Universidade de Aveiro, sendo mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma Universidade de Lisboa.

Concluiu com sucesso a coordenação de vários projetos de investigação de grande fôlego, entre os quais os volumes do Dicionário Histórico das Ordens, a Obra Completa do Padre Manuel Antunes em 14 volumes e o projeto Arquivo Secreto do Vaticano.

Das suas publicações destacam-se os estudos aprofundados sobre Vieira, os Jesuítas e o Marquês de Pombal. Dirigiu com Pedro Calafete o projeto luso-brasileiro chamado “Vieira Global” que publicou a Obra Completa do Padre António Vieira em 30 volumes e agora prepara um Dicionário do Padre António Vieira, assim como a tradução e edição da obra seleta deste autor em 20 línguas de grande circulação internacional.

Com Carlos Fiolhais dirigiu o projeto de investigação e edição intitulado Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, que foi editado pelo Círculo de Leitores/Temas e Debates em 30 volumes. Com Fátima Vieira dirige o projeto “Portugal global em jogo de Espelhos”, apoiado pelo Instituto Camões.

Coordena ainda o projeto “Culturas em negativo” de que já resultou a publicação de um Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em negativo. A matriz deste projeto, à semelhança de outros seus, já está a ser adaptada desenvolvida noutros países.  Da sua bibliografia podemos distinguir os seguintes livros: O Mito de Portugal (2000), e O Mito dos Jesuítas em Portugal e no Brasil, Séculos XVI-XX, 2 Vols. (2006-2007); A Europa ao Espelho de Portugal: Ideia (s) de Europa na Cultura Portuguesa (2020). Foi-lhe atribuída, em 2015, a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português, o mais importante galardão atribuído pelo Governo Português, como reconhecimento dos serviços prestados à cultura e à Ciência

 

Scroll to Top