UCP – Braga
Conferência
Exercer a Transcendência. A implicação mútua entre Religião e Espiritualidade
Licenciado em Filosofia e Humanidades (UCP), Doutor em Teologia (Universidade Lateranense de Roma) e em Filosofia (FLUL), foi Assistente do Centro de Estudos Clássicos (UCP 96-98), Bolseiro da Comissão dos Descobrimentos (Arquivo Vaticano 99-00) e da FCT (Instituto Patrístico Augustinianum, 00-03), docente da UCP desde 2004, coordenou a versão e anotação dos textos latinos nos 30 volumes da Obra Completa do Padre António Vieira e dos 30 vol. das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa (C. Leitores, 2014 e 2019), bem como a área de Estudos da Religião do Diccionário dos Antis (INCM, 2018). Mais recentemente, colaborou com o Centro de Filosofia (UL), como coordenador da transcrição e versão portuguesa, no resgate de manuscritos quinhentistas de ética social e política no âmbito do projecto De Restitutione: cfr. Da restituição: sobre a propriedade e a origem do poder civil, in Calafate, P. e Ventura, R., (Dir.), “A Escola Ibérica da Paz nas Universidades de Coimbra e Évora (século XVI), Volume III, Almedina, Coimbra, 2020. coordena o Doutoramento em Estudos da Religião. Presentemente coordena o I volume da História da Espiritualidade e da Mística em Portugal (IEAC). É coordenador do Doutoramento em Estudos da Religião. (nº EDF 452005/2007 DN).
Resumo da Conferência
No ocidente e norte do mundo, as pessoas têm em hoje dificuldade em identificar-se como “religiosas”; mas em contrapartida facilmente se estimam “espirituais”. Pressupõem, portanto, uma distinção e uma oposição entre Religião e Espiritualidade. Após uma necessária definitio terminum, propomo-nos verificar a eventual realidade dessa oposição e indagar-lhe as raízes metafísicas e antropológicas. Finalmente, procuraremos confirmar a hipótese inicial de estarmos perante mais uma concretização particular de um antigo dualismo antropológico e tentaremos enquadrar aquela relação no quadro de uma antropologia unitária.
Abstract
In the West and the North of the world, people today find it difficult to identify themselves as “religious”; but on the other hand, they easily consider themselves “spiritual”. Therefore, they presuppose a distinction and an opposition between Religion and Spirituality. After a necessary definitio terminum, we will verify the possible reality of this opposition and inquire into its metaphysical and anthropological roots. Finally, we will try to confirm the initial hypothesis that we are facing yet another case of an ancient anthropological dualism and we will try to frame that relationship within the framework of a unitary anthropology.