JOSÉ ANTÓNIO ALVES

CEG-UAb

Conferência

A Monarquia do Messias: a unidade política e religiosa na obra de Tommaso CampanellaJosé António Alves, doutorado em Filosofia pela Universidade do Minho, tem desenvolvido o seu trabalho de investigação nos campos da Filosofia da Mente e da História do Pensamento. No âmbito destas duas áreas é autor dos livros: Edmundo Curvelo: Uma biografia intelectual (V. N. Famalicão: Húmus, 2023) e Os Limites da Consciência. O Fator Temporal da Consciência e a Liberdade (Porto, Fronteira do Caos, 2013), coautor do livro Um Génio Português: Edmundo Curvelo (1913-1954) (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013), e coeditor dos livros Escola de Braga. A Correspondência com Delfim Santos (Braga, Publicações da Faculdade de Filosofia, 2011) e Obras Completas de Edmundo Curvelo (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013). É membro do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. jorgemartins.vnc@hotmail.com

Resumo da Conferência

Tommaso Campanella (1568-1639) nasceu em Stilo, na Calábria, Itália, em 5 de setembro de 1568 e faleceu em Paris, França, em 21 de maio de 1639. Apesar de ter passado quase metade da sua vida adulta na prisão, é autor de uma obra filosófica, teológica, política, e até poética, inspiradora e com um impacto duradouro, por exemplo, na filosofia política e religiosa. Na obra que aqui nos propomos abordar, A Monarquia do Messias (1605), o autor desenvolve a relação entre política e religião de modo a oferecer ao leitor uma ideia de unidade baseada na autoridade divina. Campanella defende uma ordem universal configurada na religião de Cristo sob a égide espiritual e temporal do Papa, o representante do poder de Deus na terra. Este é mesmo o propósito maior de tudo quanto o autor calabrês escreveu: a afirmação de um ideal político-religioso que promova a construção de um mundo com uma única religião e um único estado. Nesta utopia teocrática procura-se ultrapassar a fragmentação política que na época, tal como hoje, era fonte de guerras, misérias e desarmonia entre os povos. Nesta comunicação, portanto, propomos desenvolver os três tópicos seguintes: (1) apresentar o contexto histórico de A Monarquia do Messias, destacando os conflitos políticos e religiosos da época – a reforma protestante –, e como estas questões influenciaram a filosofia de Camplanella; (2) analisar as três partes principais da obra – a ideia de unidade política e religiosa, o governo do Messias e os meios para alcançar este tipo de governo –, salientando os principais conceitos, ideias e propostas do autor; (3) e, finalmente, comentar de que forma as questões e conceitos, como unidade política e religiosa, autoridade divina ou organização da sociedade, tratados nesta obra permanecem relevantes para a abordagem de temas tão pertinentes como liberdade religiosa, governança global ou para a tão desejada paz mundial. Feito este percurso, com a exploração das relações entre religião e política desenvolvidas em A Monarquia do Messias e como a religião é fonte de influência no governo e na organização social, estaremos perante um exemplo concreto da forma como a espiritualidade pode influenciar a política e a cultura.

 

Abstract

Tommaso Campanella (1568-1639) was born in Stilo, Calabria, Italy, on September 5, 1568 and died in Paris, France, on May 21, 1639. Despite spending almost half of his adult life in prison, he was the author of an inspiring philosophical, theological, political and even poetry works that had a lasting impact, for example, on political and religious philosophy. In the work we propose to discuss here, «Monarchy of the Messiah» (1605), the author develops the relationship between politics and religion in such a way as to offer the reader an idea of unity based on divine authority. Campanella advocates a universal order based on the religion of Christ under the spiritual and temporal aegis of the Pope, the representative of God’s power on earth. This is really the main purpose of everything the Calabrian author wrote: the affirmation of a political-religious ideal that promotes the construction of a world with a single religion and a single state. This theocratic utopia seeks to overcome the political fragmentation that at the time, as today, was the source of wars, misery and disharmony between peoples. In this communication, therefore, we propose to develop the following three topics: (1) present the historical context of the «Monarchy of the Messiah», highlighting the political and religious conflicts of the time – the Protestant reformation -, and how these issues influenced Camplanella’s philosophy; (2) analyze the three main parts of his work – the idea of political and religious unity, the government of the Messiah and the means to achieve this type of government –, highlighting the author’s main concepts, ideas and proposals; (3) and, finally, to comment on how the issues and concepts, such as political and religious unity, divine authority or the organization of society, dealt within this work remain relevant for addressing such pertinent issues as religious freedom, global governance or the much-desired world peace. In the end, we will find in the «Monarchy of the Messiah» a concrete example of how spirituality can influence politics and culture.

 

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