Jorge Alexandre Rodrigues Martins

Arquiteto, UVigo

Conferência

Arquitetura Religiosa pós Concílio Vaticano II:

Adequação do espaço celebrativo ao rito litúrgico – o caso do Alto Minho (Portugal)

Jorge Alexandre Rodrigues Martins, 46 anos, natural de Vila Nova de Cerveira (Alto-Minho, Portugal), percebeu desde cedo o seu interesse pelo Património influenciado pela antiguidade da sua vila, de origem medieval (Foral de 1321, D. Dinis) e com vestígios que remontam à Idade do Bronze antigo.

Arquiteto municipal, responsável pelo Património Arquitetónico (que inclui os nove monumentos classificados, três dos quais são ‘Monumentos Nacionais’), Jorge Martins é também mestre em Planeamento Urbano, com nota de mérito (19V), onde o tema do seu a dissertação de mestrado foi “Arquitectura Religiosos pós Concílio Vaticano II: Adequação do espaço celebrativo ao rito litúrgico – o caso do Alto Minho”.

Membro do Colégio de Urbanistas da Ordem dos Arquitectos, realizou enumerosos cursos de formação na área do Património, incluindo pós-graduação em Arqueologia, sendo neste momento doutorando em ‘Proteção Patrimonial: Arquitetura Religiosa’, na Universidade de Vigo.

A sua paixão é o Património, a Arquitetura Religiosa e a Teologia como materialização do Sagrado.

Resumo da Conferência

Em 1962, o papa João XXIII convocou o vigésimo primeiro Concílio da Igreja Católica, denominado como Concílio Vaticano II. No essencial, este Concílio visava uma modernização da Igreja através da reintrodução de aspetos litúrgicos, que se tinham perdido ao longo dos tempos. O eixo principal desta reforma é a centralidade da eucaristia e a participação ativa do povo e, como forma de operacionalizar estas alterações litúrgicas, são produzidos vários documentos, concretamente na abordagem arquitetónica, é publicada a Constituição Sacrosanctum Concilium, sendo este o documento que rege, coordena e orienta a nova conceção de espaço sacro.

Neste sentido, esta pesquisa abordou dois pontos (objetivos): identificar os princípios espaciais implícitos na Constituição Sacrosanctum Concilium e quais os reflexos práticos que as mesmas produziram na conceção do novo espaço religioso; observer a adequabilidade da arquitetura religiosa atual, produzida no Alto Minho, tendo em conta o ritual e simbolismo litúrgico.

A metodologia utilizada foi do tipo de investigação do método de estudos de caso (multicaso), baseado na natureza comparativa de três igrejas posteriores ao referido Concílio, onde o tratamento da informação recolhida é de origem qualitativa. Os estudos de caso foram selecionados tendo em consideração os seguintes critérios de seleção: territorial; temporal; cultural e autoria. Desta forma, os espaços religiosos selecionados que contêm as características pré-definidas foram: Capela de Moledo – Caminha; a Igreja da Sagrada Família – Viana do Castelo; a Igreja Nova da Correlhã – Ponte de Lima.

A triangulação entre a análise documental, as entrevistas e a observação recolhidas para cada caso permitiu a abordagem interpretativa de toda a informação colhida, correlacionando os resultados da análise comparativa com a fundamentação teórica. Assim, esta pesquisa indica a tendência de que a arquitetura religiosa atual não cumpre na íntegra as normas constantes nos documentos eclesiásticos, ainda assim, a nova conceção do espaço religioso salvaguarda as normas primordiais que fomentam a participação ativa, sendo esta a grande aspiração da revigorada liturgia.

Desta forma, a centralidade do presbitério, o despojamento ornamental no interior e a comodidade física e sensorial dos fiéis evidenciam-se como os pilares sobre os quais fica expressa a funcionalidade do templo atual.

Palavras-chave: Concílio Vaticano II (1965), Sacrosanctum Concilium, Arquitetura

Religiosa, Igreja, Adequabilidade Litúrgica.”

 

 

Abstract

In 1962 Pope John XXIII called the twenty-first council of the Catholic Church, known as the Second Vatican Council. Essentially, this council was intended for the Church of modernization through the reintroduction of liturgical aspects, which had been lost over time. The main axis of this reform is the centrality of the Eucharist and the active participation of the people and as a way to operationalize these liturgical changes are produced various documents, and specifically in the architectural approach, the Constitution Sacrosanctum Concilium is published, which is the governing document ,

coordinates and directs the new design of sacred space.

In this sense, this study addressed two points (goals): initially, it was proposed to identify the spatial principles implicit in the Constitution Sacrosanctum Concilium and what practical consequences that they produced in the design of the new religious space; and observe the suitability of the current religious architecture produced in the Alto Minho, in view of the ritual and liturgical symbolism.

The methodology used was the type of research method of case studies (multi case) based on the comparative nature of the subsequent three churches to that council, where the treatment of information collected is qualitative origin.

The case studies were selected taking into account the following selection criteria: territorial; time; cultural and authorship. Thus, the selected religious spaces containing the pre-defined characteristics were: Chapel of Moledo – Caminha; the Church of the Holy Family – Viana do Castelo; New Church Correlhã – Ponte de Lima. Triangulation between document analysis, interviews and observation, collected for each case allows interpretative approach of all information collected and correlated

the results of the comparative analysis with the theoretical foundation.

Thus, this research indicates the trend of the current religious architecture not fully comply with the rules contained in ecclesiastical documents, yet the new design of the religious space, safeguarding the primordial practices that promote active participation, which is the great aspiration of reinvigorated liturgy. In this way, the centrality of the presbytery, the ornamental stripping inside and physical and sensory convenience of the faithful, are evident as the pillars on which is expressed the functionality of the current temple.

Keywords: Second Vatican Council (1965), Sacrosanctum Concilium, Religious

Architecture, Church, Liturgical Suitability.

Scroll to Top