ISG, Diretora do Agrup. de Escolas de Sátão
Conferência
Inteligência Espiritual e o Futuro da EducaçãoHelena Castro – Docente de Filosofia, atualmente Diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão, licenciada em Filosofia pela UNL; licenciada em Ciências Religiosas pela UCP -Lisboa; com mestrado em Filosofia pela UL e Doutoramento em Ciências da Educação pela UCP do Porto; pós-graduada em Bioética, PNL e Gestão Escolar; com especialização em Inspeção da Educação; formada em Magistério Primário pela Escola do Magistério Primário de Lisboa.
Resumo da Conferência
A inteligência espiritual tem vindo a ser reconhecida não só como um tipo de inteligência, mas como um processo de integração da totalidade das inteligências humanas. Pressupô-la no currículo escolar pode ser um desafio numa sociedade laica, tantas vezes marcada pelo individualismo e pelo narcisismo. Ao mesmo tempo, verifica-se que o projeto de uma comunidade humana assente nesses valores tem vindo a provocar desigualdades abismais entre pessoas e países, gerando também o aumento dos problemas de saúde mental entre as camadas mais jovens. Existem diferentes escalas para medir a inteligência espiritual. Após a aplicação da Escala de Inteligência Espiritual Integrada, validada para Português, num grupo de alunos do ensino secundário verificam-se resultados que permitem colocar questões aos pais e educadores tendo em vista repensar o processo educativo e a criação de condições de desenvolvimento integral das futuras gerações.
Abstract
Spiritual intelligence has been recognized not only as a type of intelligence, but as a process of integrating all human intelligences. Incorporating it into the school curriculum can be a challenge in a secular society that is so often marked by individualism and narcissism. At the same time, the project of a human community based on these values has led to abysmal inequalities between people and countries, as well as an increase in mental health problems among the younger generation. There are different scales for measuring spiritual intelligence. After applying the Integrated Spiritual Intelligence Scale, validated for Portuguese, to a group of secondary school students, we found results that allow us to pose questions to parents and educators with a view to rethinking the educational process and creating conditions for the integral development of future generations.