Francilaide de Queiroz Ronsi

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Conferência

A importância da mística para o diálogo inter-religioso

 Mestre e Doutora em Teologia Sistemático-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e docente desta mesma universidade.

Resumo da Conferência

Diante de uma realidade religiosa ricamente plural em que nos encontramos, somos provocados a buscar formas para que seja possibilitado o convívio harmonioso em nossa sociedade. Veremos que essa realidade provoca o Cristianismo, mais do que em outra época, a abrir-se para o reconhecimento das outras religiões em sua identidade. E, no que diz respeito ao diálogo inter-religioso, cria condições para uma apreciação positiva das mesmas em sua pluralidade e especificidade.

Procuraremos delinear uma concepção de mística a partir da experiência religiosa, na tentativa de uma compreensão mais inclusiva da realidade plural religiosa de que o outro é condição de possibilidade de viver mais profunda e radicalmente a própria fé, sem perder sua essência.

Reconhecemos que, nas atuais circunstâncias, em que é indispensável o diálogo para a paz mundial, para a fraternidade humana e social, as barreiras serão superadas quando os fiéis das várias religiões estiverem abertos para a experiência de profundidade com o Mistério que todas elas compartilham e do qual são originárias.

 

Abstract

 

 

Scroll to Top