o.p. / Paris/ Província Dominicana de França
Conferência
Bartolomeu dos Mártires e Carlos Borromeu: uma visão reformadora, uma amizade espiritual
Fr. José Luís de Almeida Monteiro, nascido em Gouveia, em 1960 é actualmente Responsável do Património Artístico da Província Dominicana de França, da qual é membro desde 1983. De 2016 a Janeiro de 2023 foi diretor da Biblioteca Provincial da Província de França, mais conhecida como Biblioteca do Saulchoir. Foi pároco em São Paulo, Brasil e em Lyon, França. Na cidade de Lyon leccionou História da Espiritualidade. Na editorial das Paulinas, em Portugal criou a colecção Sabedoria Cristã, consagrada a tornar conhecidos grandes figuras da espiritualidade ocidental e oriental. Reside actualmente em Paris.
Resumo da Conferência
A partir da correspondência de Bartolomeu dos Mártires enviada por este a Carlos Borromeu, vamos descobrir os intuitos reformadores destes dois grandes Arcebispos na esteira do Concílio de Trento. Uma visão e um fervor mútuos anima estes dois apóstolos na Europa do século XVI. Um bem perto dos centros do poder, o outro na periferia da Europa. Porém a influência de Bartolomeu dos Mártires não cessou de se alargar.
Abstract
From the correspondence sendo f Bartholomew of the Martyrs sent by him yo Charles Borromeo we will discover the reforming intentions of these two great archbishops in the wake of the Council of Trent.
A visual and a mutual fervor animates these two apostles in sixteenth-century Europe. But the influence of Bartholomew of the Martyrs did not cease to extend.