IEAC-GO, CH-UL; CEG-UAb
Conferência
A erologia e a eropraxia no discurso desnudado dos sentidos dos místicos portugueses. As ebulições vitais do amor dos amantes amando-se.
Diretora do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO). Licenciada em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e em ciências psicológicas pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário de Lisboa. Realizou, ainda, neste Instituto, o mestrado integrado em psicologia, na área clínica. É doutorada em história e cultura das religiões pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pós-doutorada em «Études globales. Recherches sur la Compagnie de Jésus et sur ses interactions avec d’autres organisations religieuses dans l’histoire des processus de mondialisation (XVIe –XXe siècles)” pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, no âmbito do «Prix international d’encouragement aux études postdoctorales ‹Études globales›». É também formada em diversas áreas: em gestão de recursos humanos (pós-graduação) pelo Instituto Superior de Gestão de Lisboa; em mediação familiar pelo Instituto Português de Mediação Familiar; em coaching cognitivo (formação creditada pelo Cognitive Coaching Center – Denver – USA) pelo CITeS – Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista –Universidad de la Mística de Ávila (Espanha); em «acompañamiento espiritual mistagógico» (Escuela EcEs) também pelo CITeS. É investigadora do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Cátedra de Estudos Globais da Universidade Aberta de Lisboa Nos últimos anos tem desenvolvido projetos de investigação no âmbito da espiritualidade, da religião e da mística, nas áreas da teologia, da psicologia e a da história.
Resumo da Conferência
Tendo por base a noção de mística como o amor dos amantes amando-se, esta comunicação pretende evidenciar o lugar e a importância do erotismo e da metáfora na relação divino-humana e no discurso que o místico elabora desta sua experiência de união amorosa. O discurso de alguns místicos cristãos portugueses do Renascimento ao Barroco serve aqui como ilustrador desta realidade, mas também como fundamento da noção de que a mística cristã não prescinde nem do eros – qual força vital –, nem da metáfora – qual lugar elevado do eros –, como elementos essenciais, quando se trata de dizer, aproximadamente, o indizível: a união amorosa mística.
Abstract
Based on the notion of mystic as the love of lovers loving each other, this aim of this conference is to highlight the place and the importance of eroticism and metaphor in the divine-human relationship and in the discourse that mystics elaborate of their loving union experience. The discourse of some Portuguese Christian mystics from the Renaissance to the Baroque serves here to illustrate this reality, but also to ground the notion that Christian mystic does not renounce eros – as a vital force –, or metaphor – as a high place for eros –, as essential elements when it comes to saying, approximately, the unspeakable: the mystical love union.