UCP – Lisboa
Conferência
O corpo em desejo espera. Para uma antropologia do desejo na experiência mística, a partir de Michel de Certeau.
António Manuel Alves Martins, nascido em S. Bartolomeu de Messines em 1963, pertence ao presbitério da Diocese do Algarve. Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica em 1987, obteve, em 2003, o doutoramento em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com a tese A condição corpórea da pessoa. Estudo sobre a antropologia teológica de J. L. Ruiz de la Peña (1937-1996). Professor auxiliar da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, em Lisboa, na área da antropologia teológica, onde tem produzido várias publicações. Tem concentrado a sua investigação em estudo a questão da condição corpórea, que no contexto da tradição cristã quer no âmbito da cultura contemporânea. Entre janeiro de 2009 e novembro de 2014 exerceu o cargo de secretário Faculdade. Pertence ao Centro de Estudos Religiões e Culturas, da Faculdade de Teologia, e à Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.
Resumo da Conferência
A presente comunicação procura enunciar a experiência do desejo como fundante da vida espiritual cristã. Narra-se, sobretudo na mística, como experiência do vazio do Outro, ausência vivida numa contínua procura. O Ausente constitui-se objeto de desejo, e este toma nome na experiência corpórea do sentir (e dos sentidos). A experiência mística origina uma poética do corpo ferido, narrado, sobretudo, em condição feminina. A nossa comunicação parte do contributo de Michel de Certeau para a história e hermenêutica da mística (La fable mystique I, Gallimard, Paris1982; La fable mystique II, Gallimard, Paris 2013). Serão também convocadas outras fontes (Gregório de Nisa, Agostinho, Bernardo de Claraval, Catarina de Sena, Teresa de Ávila…). O nosso objetivo é apresentar pistas para uma antropologia do desejo a partir da experiência e espiritualidade cristãs.
Abstract
This communication seeks to enunciate the experience of desire as the foundation of Christian spiritual life. It is narrated, especially in mystique, as an experience of the emptiness of the Other, an absence experienced in a continuous search. The Absent becomes an object of desire, and this takes its name in the corporeal experience of feeling (and the senses). The mystical experience originates a poetics of the wounded body, narrated, above all, in a female condition. Our communication is based on Michel de Certeau’s contribution to the history and hermeneutics of mysticism (La fable mystique I, Gallimard, Paris1982; La fable mystique II, Gallimard, Paris 2013). Other sources will also be called upon (Gregory of Nysa, Augustine, Bernard of Clairvaux, Catherine of Siena, Teresa of Ávila…). Our objective is to present clues for an anthropology of desire based on Christian experience and spirituality.