UAb
Conferência
Espiritualidade e Medicina Homeopática na Regeneração Humana
Ana Paula Saldanha Coelho é doutorada em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento pela Universidade Aberta. Fez o seu percurso profissional entre Portugal e Moçambique, maioritariamente ligado à gestão de projetos de natureza institucional, ligados à modernização e simplificação administrativa, especialmente do Ensino Superior, assim como de investigação e desenvolvimento na área da educação.
Atualmente é estudante da Academia Internacional de Homeopatia Clássica, na Grécia, área de estudo que tem vindo a desenvolver numa perspetiva interdisciplinar.
Resumo da Conferência
A teleose é um processo. O ser humano torna-se mais organizado nos seus níveis espiritual e psíquico através de um esforço consciente que gera uma série de mudanças que o aproximam de um estado perfeito. Esse estado perfeito requer uma boa saúde, não só física, mas também nas esferas emocional e mental. Este estado desempenha um papel fundamental para que um indivíduo evolua espiritualmente.
Os Yamas são um dos oito membros do Yoga clássico, descritos como diretrizes morais ou éticas para controlar o comportamento, as palavras, os pensamentos, as acções e os desejos, assim como os Dez Mandamentos. Alinhar uma vida individual com eles liga o ser a uma aspiração mais elevada, como a paz, a verdade, a abundância, as relações harmoniosas, o contentamento, a pureza, a autoaceitação, o amor e a ligação ao Divino. Aqui o Ser espiritual.
Ter saúde significa um estado dinâmico de serenidade e calma que traz a unificação com a Verdade. A perturbação da energia causada a um indivíduo leva a uma rutura do equilíbrio estável. Neste ponto, podemos encontrar a importância e o papel das teorias da medicina, convencional ou não convencional, como a medicina homeopática.
Como tudo o que existe não passa de campos de energia, a medicina homeopática pode ajudar a restabelecer o equilíbrio no plano físico, emocional ou mental e, então, proporcionar ao indivíduo a experiência de grande liberdade e bem-aventurança, proporcionando o que é possível quando esquece as suas ideias egoístas e transformamos a nossa negatividade em qualidades positivas, ou seja, o contacto com o verdadeiro eu. Nesse estado de equilíbrio, com muito trabalho interior, pode-se ir mais longe no processo da Teleose e aspirar a ser mais evoluído para dar o melhor de si e ser o mais “perfeito” possível em assuntos de natureza espiritual. Assim, a sensação de plenitude, de totalidade, de maturidade, de felicidade e de unidade são o resultado do trabalho conjunto da espiritualidade e da medicina.
Abstract
Teleosis is a process. A human being becomes more organized in his spiritual and psychic levels through a conscious effort that generates a series of changes bringing the individual closer to a perfect state. That perfect state requires a good health, not only physical, also in the emotional and mental spheres. This state plays a huge role to an individual evolve spiritually.
Yamas are one of the eight limbs of classical Yoga, described as moral or ethical guidelines to control the behaviour, words, thoughts, actions and desires, as well are the Ten Commandments. Aligning an individual life with them connects the self to a highest aspirations, such as peace, truth, abundance, harmonious relationships, contentment, purity, self-acceptance, love, and meaningful connection to the Divine. Here the spiritual being.
Having health means a dynamic state of serenity and calm bringing about unification with the Truth. The disturbance of energy caused to an individual leads to a disruption in stable equilibrium. In this point, we can find the importance and role of medicine theories, conventional or unconventional, such as homeopathic medicine.
Since everything existing is nothing but energy fields, homeopathic medicine can help to reestablish the equilibrium on the physical, emotional or mental plane and, then, give to the individual the experience of great freedom and bliss, providing what is possible when we Forget our selfish ideas and transform our negativity into positive qualities, meaning the contact with our real self. In this state of equilibrium, with a great deal of inner work, one can go further with the Teleosis process and aspire to be more evolved to do his best and be as ‘perfect’ as possible in matters of a spiritual nature. Thus, the sense of the sense of completeness, wholeness, maturity, happiness and unity are are the result of spirituality and medicine working together.