Universidad de los Andes, Chile
Conferência
Teresa de Los Andes: misticismo e espiritualidade. Uma abordagem historiográfica do legado documental do primeiro santo chileno (1900-1920)
Doutorada em História por la Pontifícia Universidade Católica de Chile. Professora titular Instituto de História, Universidade de los Andes, Chile. Diretora Programa de Doutoramento em História dos Andes, Chile.
Obteve o prémio Miguel Cruchaga Tocornal pela sua tese de doutoramento da Academia Chilena de la Historia (2009).
Especializou-se em História da Religiosidade, Santidade e Educação.
Atualmente desenvolve o projeto: Biografia de Santa Teresa de Los Andes a 100 anos de sua morte, patrocinado por la Pontificia Comisión para América Latina
Resumo da Conferência
Os estudos em torno da Carmelita Teresa de Jesus – no mundo Juanita Fernández Solar – e canonizada como Santa Teresa dos Andes pelo Papa João Paulo II em 1987, costumam corresponder a obras de chave edificante e teológica; ou a textos pastorais populares. Esta comunicação propõe uma releitura de seus próprios escritos a partir de uma abordagem historiográfica, a fim de compreender os agentes externos e os processos internos que a levaram a vivenciar experiências místicas de vários tipos, bem como experiências profundas de Deus, apesar de sua juventude, que foram capturadas por ela em suas notas íntimas e correspondência múltipla. Da mesma forma, esses documentos manuscritos são complementados pelas cartas que recebeu de familiares e amigos, bem como pelos testemunhos recolhidos na Positio Super Virtutibus emanados de seu processo de santificação. As leituras de Juanita antes de entrar no claustro merecem destaque especial nesta proposta. Embora, em geral, tendam a se destacar aqueles típicos do Carmelo, como é o caso da obra de Teresa de Jesús de Ávila, Juan de la Cruz, Teresita de Lisieux ou Isabel de la Trinidad; Nesta pesquisa procuramos integrar neste aparato documental e bibliográfico da Ordem, outras abordagens da literatura que vêm especialmente do século XIX francês. É precisamente a confluência destes mundos culturais no seu intelecto desperto, juntamente com a sua notável vida interior, que lhe permite atingir as alturas do misticismo num contexto histórico particular, tornando-a parte do “catolicismo romântico”, tão bem caracterizado pela cultura americana. historiadora Carol E. Harrison. Aprofundar-se no significado mais profundo desta expressão através da figura da santa chilena permite compreender e dar a conhecer a sua faceta mística, através de uma hermenêutica mais inovadora.
Abstract
The studies surrounding the Carmelite Teresa de Jesús – in the world Juanita Fernández Solar – and canonized as Saint Teresa de Los Andes by Pope John Paul II in 1987, usually correspond to works in an edifying and theological key, or to popular pastoral texts. This communication proposes a rereading of her own writings from a historiographical approach, to understand the external agents and internal processes that led her to experience mystical events of various kinds as well as profound experiences of God, despite her youth, which were captured by her in her intimate notes and multiple correspondence. Likewise, these documents in her handwriting are complemented by the letters she received from family and friends, as well as the testimonies collected in the Positio Super Virtutibus emanating from her sanctification process. Juanita’s readings before entering the cloister deserve special emphasis in this proposal. Although, in general those typical of Carmel tend to stand out, as is the case of the work of Teresa de Jesús de Ávila, Juan de la Cruz, Teresita de Lisieux or Isabel de la Trinidad; In this research we have tried to integrate into this documentary and bibliographic apparatus of the Order, other approaches to literature that come especially from the French 19th century. It is precisely the confluence of these cultural worlds in her awakened intellect, together with her remarkable inner life, that allows her to reach the heights of mysticism in a particular historical context, making her part of “romantic Catholicism”, so well characterized by American historian Carol E. Harrison. Delving into the deepest meaning of this expression through the figure of the Chilean saint makes it possible to understand and make known her mystical facet, through a more innovative hermeneutics.