UCP – PORTO
Conferência
A mística da cruz eucarística em Alexandrina de Balasar
Formado em Teologia Espiritual e Mística pela Universidade Pontifícia Comillas em Madrid, Doutor em Teologia pelo mesmo estabelecimento de ensino, com a tese: “O ‘pur amour’ na correspondência de François Fénelon”.
Docente da Faculdade de Teologia (FT) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), leciona nas áreas de: Metodologias do Estudo Teológico, Espiritualidade e Mística, História e Teologia do Cristianismo Antigo, Leitura de Textos Teológicos, Deus nos Pensadores coevos, Intervenção Pastoral em situações (pseudo-) místicas. É igualmente docente de Espiritualidade no Centro de Cultura Católica do Porto, no Instituto Católico de Viana do Castelo e no Seminário destoutra Diocese. É responsável pela secção de estudos científicos da Fundação Alexandrina de Balasar da Arquidiocese de Braga e colaborador na área da interface entre a Teologia e as culturas no semanário “Voz Portucalense” da Diocese do Porto.
Investigador integrado no Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da FT-UCP. Dedica-se ao estudo e investigação nas áreas da espiritualidade, da mística e do “período antigo” da História e Teologia do Cristianismo.
Publicou: 11 livros, 50 artigos científicos, 14 capítulos de livros científicos e mais de 200 artigos de divulgação teológica em jornais e magazines.
Resumo da Conferência
O foco da comunicação será, dentro de um correto enquadramento correto do que é a mística cristã, abordar a íntima correlação, patente nos escritos de Alexandrina de Balasar, entre a sua vivência/perceção da cruz (de amor) e a da eucarística (de amor) de Jesus. Ou seja: abordar-se-á como, no amor e na vida de Alexandrina, esta vivenciou o díptico cruz/eucaristia de Jesus e o traduziu linguisticamente, enquanto, para si, a máxima expressão da convergência do maior amor humano com o maior amor divino. Cruz e Eucaristia, portanto, como realidades performativas, na existência daquela pessoa, de um amor louco divino e de uma loucura humana vivida em tons de amor.
Abstract
The focus of the communication will be, within a correct framing of what Christian mysticism is, to address the intimate correlation, evident in the writings of Alexandrina of Balasar, between her experience/perception of the cross (of love) and that of the Eucharist (of love) of Jesus. In other words, it will be discussed how, in her love and life, Alexandrina experienced the diptych cross/eucharist of Jesus and translated it linguistically as, for her, the highest expression of the convergence of the greatest human love with the greatest divine love. Cross and Eucharist, therefore, as performative realities, in that person's existence, of a divine mad love and a human madness lived in shades of love.