Sociedade Missionária da Boa Nova (superior geral)
Conferência
A Liberdade na experiência espiritual e mística. Testemunhos na diversidade religiosa.
Antes da entrada no Seminário, permanência na Alemanha (1976-1984) onde realizou exposições de pintura e trabalhou como professor e intérprete. Em 1984-1987 viagens de estudo pelo continente asiático e pela América do Sul. Em 1991 entrada no Seminário de Valadares (Sociedade Missionária da Boa Nova). Em 1998, após a ordenação, partida para o Japão. De 2004 a 2008, estudos em Roma na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana. Doutoramento em Teologia com a tese Transcultural Theodicy in the Fiction of Shūsaku Endō. De 2009 a 2012, Professor na Universidade Católica de Osaka. De 2009 a 2014, trabalho pastoral em paróquias e atividades no campo do diálogo inter-religioso. Neste período, realizou numerosos cursos, seminários e conferências sobre Shūsaku Endō e participou em debates de âmbito inter-religioso. Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova desde 2014. Livros publicados em português: Silêncio. Shūsaku Endō e a inculturação da fé no Japão; A mística do arado. Publicação de ensaios e artigos em português, inglês e japonês.
Resumo da Conferência
Shinmeizan significa, literalmente, «Montanha da Vida Verdadeira». Trata-se de um centro católico de espiritualidade e diálogo inter-religioso existente no sul do Japão e que foi fundado por um monge budista japonês e um missionário católico italiano há cerca de quatro décadas. Serão descritos o seu ritmo quotidiano de oração em comunhão com a natureza e a atmosfera que se respira no complexo dos quatro ou cinco pequenos edifícios e da capela semeados no cume de uma montanha, no meio da floresta, a vários quilómetros da aldeia mais próxima. Um ambiente de silêncio e interioridade, num diálogo intenso entre a fé cristã e a cultura budista e xintoísta do Japão.
Abstract
Shinmeizan means “Mount of Real Life”. It is a Catholic center for spirituality and inter-religious dialogue in south Japan and was founded by a Buddhist Japanese monk and an Italian Catholic Priest four decades ago. A description of its daily cycle of prayer in communion with nature will be made, as well as the atmosphere in the compound of four or five houses and chapel on the top of a mountain, in the middle of a forest, some kilometers away from the nearest small village. There, you breath silence and interiority, in an intense dialogue between the Christian faith and the Buddhist and Shintoist soil of Japanese culture.